Opcionais, Partes, Peças e Acessórios para Balanças

 

Baterias

bateriasBaterias-2baterias-3

 

As baterias seladas representam um aperfeiçoamento das baterias de chumbo comuns. Para entendermos o que foi mudado de uma para a outra, temos que saber primeiro qual é o princípio de funcionamento de uma bateria comum.

As baterias de chumbo utilizadas são denominadas assim, porque elas são formadas por seis pilhas de 2V, sendo que em cada pilha, o polo negativo ou ânodo é formado por placas de chumbo revestidas com chumbo (Pb) esponjoso e seu polo positivo, cátodo, é formado por placas de chumbo revestidas de PbO2, ambas estão mergulhadas numa solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) a 30%.

No entanto, com o passar do tempo, a concentração do ácido sulfúrico vai diminuindo e o PbSO4 formado, se acumula nos elétrodos, até que a bateria pare de funcionar.

Veja, porém, que a reação inversa da reação global fará com que a água da solução seja decomposta e é por isso que é preciso adicionar de modo periódico água destilada na bateria:

Para acabar com esse inconveniente, sugiram as baterias seladas, em que há adição de 0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo. Isso faz com que se reduza bastante a decomposição da água e, então, não é preciso adicionar água destilada à bateria durante o seu tempo de vida útil.

As baterias mais comuns  (AH= ampère-hora) são:

– 6Vdc / 4AH ;

– 6Vdc / 4.5AH ;

– 6Vdc / 12AH ;

– 12V / 7AH;

– 12V / 12AH .

 

A Balanças Siciliano projetou um compartimento em inox de tamanho reduzido, com bateria e carregador embutido, facilitando as operações onde a energia não chega.

——————————————————————————————————————————————————————————–

 

Cabos

Serialrs-485sweb_links

 

Os cabos são dispositivos capaz de unir junções onde a solda – se torna inviável, para facilitar a conexão com dispositivos externos tais como: impressores, fontes, displays, etc.  Projetado com a mais alta tecnologia, os cabos facilitam a operação de encaixe rápido e pratico, mas ao longo do tempo podem apresentar oscilação mecânicas e tornar um problema indesejável.

——————————————————————————————————————————————————————————–

 

Capas de Inox

Capas-Inox (1)Capas-Inox (2)ss5_coluna2

 

As capas de aço inoxidável foram projetadas para atender os diferentes setores da indústria e do comércio, com diferentes formas e tamanhos, reveste a parte superior da plataforma de pesagem, contribuindo para uma vida útil mais prolongada e duradoura.

As capas mais comuns são de inox 430, 304 e 316;

O aço 304 é um aço austenítico não magnético, com pelo menos 18% de Cromo e 8% de Níquel.
O aço 430 é um aço ferrítico magnético com 16% de Cromo na sua composição.
Os aços austeníticos e ferríticos apresentam diferenças no comportamento, sendo eles:
– 304 tem boa conformabilidade, boa soldabilidade e é muito resistente à corrosão.
– O 430 apresenta fragilidade nas regiões soldadas, tem boa conformabilidade, mas é inferior ao  304, no entanto, também apresenta  boa resistência à corrosão.Embora, de forma geral, apresente propriedades inferiores ao 304, o aço 430 pode ser perfeitamente utilizado num grande número de aplicações, como por exemplo, cestos de máquinas de lavar roupa, gabinetes de lavadoras de louça, pias e cubas com cavidades não muito profundas, fornos elétricos, etc.

 

O 304 ( 18%Cr – 8%Ni ) é o mais popular dos aços austeníticos e possui excelente resistência à corrosão, excelente capacidade de conformação e excelente soldabilidade.
É um material com enorme número de aplicações, a tal ponto que pode ser encontrado em nossas casas (em garfos ou em panelas, por exemplo) e também na indústria, em aplicações de grande responsabilidade.
Com o aço 304 são produzidos talheres, baixelas e panelas, cafeteiras e leiteiras, pias e cubas, fornos e fogões, cestos para lavadoras de roupa e muitos outros utensílios domésticos e eletrodomésticos. Na construção civil, ele é usado em elevadores, no revestimento de edifícios (fachadas e tetos). Na indústria está presente em tubos, tanques, reatores, colunas de destilação, trocadores de calor, condensadores, e presente nas mais variadas industrias, como por exemplo: de açúcar e álcool, de bebidas, indústrias químicas e farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e de derivados de petróleo.
As indústrias: aeronáutica, ferroviária, naval, de papel e celulose, petroquímica, têxtil, hospitalar, também utilizam este tipo de aço. Também é utilizado em tanques para transporte de produtos (alimentos e produtos químicos).
Para aplicações industriais, onde os equipamentos trabalham em meios que podem provocar corrosão em materiais sensibilizados, utiliza-se o 304L com carbono máximo 0,03%.

O aço austenítico 316 (18%Cr – 10%Ni – 2%Mo) apresenta melhor resistência à corrosão sob tensão (corrosão que combina normalmente três fatores: meio agressivo, temperatura e tensões, sejam elas aplicadas ou residuais do processo de fabricação), e principalmente melhor resistência à corrosão por pite.O 316 / 316L é aplicado no mesmo tipo de industrias em que se utilizam o 304 e 304L. Se estes dois últimos materiais, em determinados meios (principalmente com cloretos), apresentam tendência à corrosão por pite ou frestas, o 316 / 316L pode ser uma solução. Como exemplo, podemos citar que, na primeira coluna de destilação, nas destilarias de álcool, onde ocorrem altas temperaturas e teores elevados de cloretos, o 316 / 316L é necessário. A diferença de comportamento entre o 316 e o 304 se deve à presença do molibdênio na composição química do primeiro.

——————————————————————————————————————————————————————————–

 

Fontes de Alimentação e Carregadores de Bateria

fonte-estabilizadacarregador-bateriafonte-AUTOMATICAl

 

Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por quatro blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.

Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia elétrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.

Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, retificada por diodos ou ponte de díodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados.A seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados pelo circuito regulador de tensão.

Um outro tipo de fonte de alimentação é a chamada fonte chaveada, onde se alimenta com tensão CA uma etapa retificadora (de alta ou baixa tensão), filtra-se através de capacitores e a tensão resultante é “chaveada” ou comutada (transformada em tensão CA de alta frequência) utilizando-se transístores de potência. Essa energia “chaveada” é passada por um transformador (para elevar ou reduzir a tensão) e finalmente retificada e filtrada. A regulação ocorre devido a um circuito de controle com realimentação que de acordo com a tensão de saída altera o ciclo de condução do sinal de chaveamento, ajustando a tensão de saída para um valor desejado e pré definido. A vantagem é que o rendimento de potência é maior e a perda por geração de calor bem menor do que nas fontes lineares. Além disso, necessita de transformadores menores e mais leves. A desvantagem é a emissão de ruídos e radiação de alta frequência devido à alta frequência de chaveamento.

——————————————————————————————————————————————————————————–

 

Placas de Junção

BALANCASCaixa de JUNCAO (10)BALANCASCaixa de JUNCAO (7)BALANCASCaixa de JUNCAO (6)

 

A placa de junção SICILIANO foi projetada para atender sistemas embarcados complexos, onde requer precisão e controle. Possui “Timpot” individual para cada célula de carga, possibilitando um ajuste preciso e confiável. Capaz de unir 4, 6 ou 8 células de carga em um mesmo dispositivo.

Construída em plástico ABS, com design moderno e baixo custo, apresenta inúmeras vantagens quando comparadas com às placas concorrentes, que existem no mercado. Este projeto foi desenvolvido a mais de 10 anos pelo Engenheiro Salvador Dvulhatka Siciliano, aperfeiçoado e compactado em sua eletrônica pequena, que é capaz de eliminar ruídos e interferências eletromagnéticas.

 

 

 

Páginas Relacionadas:

contato3botao_home-3